• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
  • Ouvidoria Banrisul: 0800 644 2200
Pregão Online
Banrisul
Abrir menu
  • 19/06/2015 18:00

Novas regras já estão em vigor - Lei Complementar 123/2006 - Empate Ficto

Para atender o parecer nº.16.481/15, página 19, da PGE, a CELIC solicitou alterações no Sistema de Compras Eletrônicas para garantir a eficácia aplicação LC123.


Parecer de consulta encaminhado à PGE
nº.16.481/15:
Consulta oriunda da Secretaria da Administração, expondo dúvidas relativas às inovações trazidas pela Lei Complementar nº. 147/2014 ao Estatuto Nacional da Microempresa, no que se refere às preferências instituídas às microempresas e empresas de pequeno porte nas licitações realizadas pela Administração Pública.

Na página 19, a PGE manifesta-se que é necessário que o direito de preferência se faça antes da fase de negociação. Caso contrário, o licitante poderá, na negociação, abrir um intervalo superior a 5% com o nítido propósito de obstar a eficácia da Lei Complementar nº. 123/2006.

Para atender o parecer da PGE, a CELIC, Subsecretaria da Administração responsável por definir o regramento para o Sistema de Compras informatizado, utilizado pelo Portal de Compras do Estado, em uso pela Administração Pública Estadual, e também pelo portal de Compras do Banrisul e da Procergs, solicitou a mudança no sistema eletrônico para garantir a eficácia aplicação da Lei Complementar nº. 123/2006.

 
O que muda com a entrada da nova versão?
Uma nova versão do sistema foi liberada hoje, dia 19/06/2015, ao final da tarde.

Com esta versão, os certames com tratamento diferenciado  e  favorecido  nos  termos  da  Lei  Complementar  Federal  nº 123/2006 e Lei Estadual nº 13.706/2011 já estão aplicando o novo regramento definido pela CELIC.

No sistema eletrônico passa a ser obrigatório que o direito de preferência seja aplicado antes da fase de negociação (princípio da economicidade, anteriormente aplicado).

Para respeitar esta nova ordem de procedimentos, na sessão pública, concomitantemente com o encerramento aleatório da disputa (final do tempo randômico) o sistema verifica a existência de empate ficto no lote.

Ocorrendo empate, gerará automaticamente os registros de convocação, na ordem classificatória, para que o coordenador da disputa convoque a microempresa, ou empresa de pequeno porte, mais bem classificada para apresentar nova proposta de preço.

Somente após aplicado a preferência às microempresas, ou empresas de pequeno porte classificadas, o sistema liberará a fase de aceitabilidade da proposta de preço, momento em que, o coordenador do certame, poderá abrir negociação direta com o detentor da melhor proposta de preço classificada, para buscar o valor estimado para a contratação ou proposta mais vantajosa para a Administração Pública (princípio da economicidade, anteriormente aplicado antes da preferência).

Não havendo contratação da empresa melhor classificada na disputa do lote, o direito de preferência será novamente aplicado antes da fase de negociação com o próximo classificado, seja pela obrigatoriedade de convocação da próxima microempresa, ou empresa de pequeno porte,  classificada, seja por reaplicação da verificação de empate ficto para o novo melhor valor classificado.


Resumindo
- Enceramento aleatório da disputa (fase de lances). 
novo : - Verificação automática de empate ficto, havendo classificadas, convocações são geradas automaticamente. 
novo : - Obrigatoriedade do coordenador do certame convocar (aplicar o direito de preferência) para liberar as próximos fases. 
- Liberação da negociação direta com o melhor classificado, seja esta uma microempresa, ou empresa de pequeno porte, classificada pelo exercício da preferência, ou a empresa mais bem classificada ao término da disputa. 
- Aceitabilidade da melhor proposta de preço e condução das demais fases para encerramento do certame. 
- Não havendo contratação da empresa melhor classificada na disputa do lote, o coordenador poderá agendar negociação com o próximo. Obrigatoriamente com a próxima microempresa, ou empresa de pequeno porte, classificada pelo exercício da preferência (convocar próxima, esta obrigatoriedade já era aplicada). 
Na chamada do próximo classificado, obrigatoriedade de aplicar nova preferência, este controle é feito automaticamente pelo sistema.
novo Sempre que houver um novo melhor classificado na disputa do lote, havendo novo empate ficto o sistema disponibiliza a opção para que o coordenador da disputa proceda a aplicação do desempate ((botão Gerar Convocação) para dar continuidade ao certame, esta verificação, anteriormente era feita no aceite.  Tendo o próximo classificado declarado-se Me/Epp, ou não havendo Me/Epp classificada (empate ficto), ou já tendo estas seu direito precluso em convocações anteriores, a  etapa de aceitabilidade da proposta de preço do melhor classificado na disputa do lote fica automaticamente liberada.   

Subordinam-se a estas mudanças todos os certames, de modalidades licitatórias, e os certames de dispensas de licitação com cotação eletrônica, onde for assegurada, como critério de desempate, a Preferência de Contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte atendendo o disposto no art.44 da Lei Complementar 123/2006).


Em caso de dúvidas entre em contato com a  Central de Atendimento PROCERGS  pelo número  (51) 3210-3708


Atenciosamente,
Equipe Compras Eletrônicas RS