• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
  • Ouvidoria Banrisul: 0800 644 2200
Pregão Online
Banrisul
Abrir menu
  • 08/03/2016 18:00

Aviso sobre mudanças, em breve, no sistema - Fase de Aceitabilidade e Julgamento de Propostas

Adequação ao Decreto 52.823, de 21 de dezembro de 2015 - Fase de Aceitabilidade e Julgamento de Propostas com convocação de documentos (anexos de proposta)

A Subsecretaria da Administração Central de Licitações - CELIC solicitou a adequação do Sistema de Compras Eletrônicas do Estado com o intuito de atender o que preconiza o Decreto 52.823, de 21 de dezembro de 2015, referente a etapa de julgamento de propostas.


Sobre as mudanças -  EM  BREVE:

Para atender o Decreto 52.823, em especial o item 12, das Condições Gerais de Licitação - CGL ( (12. DA ACEITABILIDADE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS), a CELIC, subsecretaria responsável por definir o regramento para o Sistema de Compras informatizado, utilizado pelo Portal de Compras do Estado, em uso pela Administração Pública Estadual, e também pelo portal de Compras do Banrisul e da Procergs, solicitou a mudança no sistema eletrônico para garantir a eficácia da aplicação do regramento contido no referido decreto, no que tange a etapa da aceitabilidade e julgamento das propostas:

12. DA ACEITABILIDADE E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

12.1. O licitante classificado em primeiro lugar, por convocação e no prazo definido pelo pregoeiro, deverá encaminhar a proposta de preço adequada ao valor proposto, acompanhada do Anexo III – Planilha de Custos e Formação de Preços, devidamente preenchido, por meio eletrônico - Anexo I - FOLHA DE DADOS (CGL 2.2), que fará parte do contrato como anexo.

12.1.1. A proposta deverá estar acompanhada de cópia da norma coletiva vigente da categoria, ou indicar o
site onde poderá ser obtida.

...     

12.9. Erros no preenchimento da Planilha de Custos e Formação de Preços não constituem motivo para desclassificação da proposta, podendo ser ajustada pelo licitante, no prazo indicado pelo pregoeiro, desde que não haja majoração do preço proposto. 


O que mudará com a entrada da nova versão?

EM BREVE o sistema terá novas funcionalidades que automatizaram a etapa de recebimento de documentos (proposta final, planilha de custos, convenção de determinada categoria e outros documentos), com prazo definido pelo pregoeiro, bem como a possibilidade de adequação de valores entre o lance final e planilha de custos sem a intervenção do pregoeiro. Este novo regramento tornará mais transparente e seguro o procedimento de definição de prazos, recebimento, adequação e julgamento dos documentos referentes a proposta, mantendo o registro da documentação enviada em cada um dos prazos concedidos nesta fase. Para tanto o pregoeiro quando do cadastramento do pregão eletrônico deverá definir em campo próprio do Sistema quais os documentos deverão ser encaminhados na etapa de julgamento de propostas de acordo com a documentação definida no seu instrumento convocatório para esta fase.

  

Resumindo: Quais pontos do Sistema sofrerão alterações

- Cadastramento do pregão eletrônico.

novo: definição em campo próprio do Sistema para cada lote de quais documentos deverão ser enviados na etapa de julgamento da proposta final - os tipos de documentos previstos são: proposta final, planilha de custos e formação de preços, convenção de determinada categoria ou acordo de trabalho e outros a serem discriminados, conforme o objeto licitado;

novo: opção do Pregoeiro corrigir a documentação solicitada, possibilitando também que cada Pregoeiro faça a adequação nos editais que serão executados após a entrada da nova versão.

...

- Aceite de valor.

alterado: O pregoeiro aciona o botão Aceitar Valor para aceitar a melhor proposta de preço para o lote após a aplicação do Empate Ficto e opcional negociação direta. Liberando o lote para a etapa de convocação de envio de documentação referente a proposta final ajustada ao valor proposto acompanhada dos demais documentos solicitados para envio por meio eletrônico.

- Aceitabilidade da melhor proposta de preço.

novo: O pregoeiro aciona o botão Julgamento de Proposta e define o prazo de recebimento da documentação requisitada, que pode ser em minutos ou até determinada data;

novo : O licitante envia a documentação em campo próprio e ser for o caso ajusta o valor do seu lance ao valor final da planilha.

novo: O pregoeiro analisa a documentação enviada e se for o caso abre novo prazo para correção, mediante justificativa, ficando preservado o registro de todos os prazos concedidos e da documentação enviada em cada um deles.  


Nota:

- No chat (mensagens) são registrados os novos atos e indicação da próxima fase a ser executada.

- Na ata da sessão pública são publicados  todos os atos e justificativas registradas no sistema eletrônico para esta nova fase (definição de prazos, reabertura de prazos, documentos solicitados, novos lances ofertados para ajuste das planilhas ao valor proposto, outros relacionados)..