• Dúvidas de Credenciamento e CFE: (51) 3288-1160
  • Ouvidoria Banrisul: 0800 644 2200
Pregão Online
Banrisul
Abrir menu
  • 06/12/2016 14:00

Nova versão do portal de Compras Eletrônicas do Banrisul: e-Acessibilidade, liberada nesta terça-feira (06)

Disponibiliza novas ferramenta para garantir a acessibilidade de conteúdo deste sítio eletrônico para pessoas com deficiência (art. 8º, § 3º, inciso VIII).

A avaliação feita e as novas ferramentas de acessibilidade disponibilizadas no portal seguem as diretrizes do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG). 

O termo acessibilidade na Web, ou e-acessibilidade, refere-se especificamente ao componente Web, que é um conjunto de páginas escritas na linguagem HTML e interligadas por links de hipertexto; a acessibilidade na Web representa para o usuário o direito de acessar a rede de informações e o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. (Sales, 2003), (Modelo, 2005), (Nevile, 2005) e (http_1). 

O Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG) tem o compromisso de ser o norteador no desenvolvimento e a adaptação de conteúdos digitais do governo federal, garantindo o acesso a todos.
As recomendações do eMAG permitem que a implementação da acessibilidade digital seja conduzida de forma padronizada, de fácil implementação, coerente com as necessidades brasileiras e em conformidade com os padrões internacionais. É importante ressaltar que o eMAG trata de uma versão especializada do documento internacional WCAG (Web Content Accessibility Guidelines: Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web) voltado para o governo brasileiro, porém o eMAG não exclui qualquer boa prática de acessibilidade do WCAG.

No portal a página de ajuda Acessibilidade descreve as ferramentas disponíveis em nosso sítio eletrônico e, mais algumas notas com "Dicas, Links e Recursos úteis". 
 
Outras ferramentas de acessibilidade disponíveis em nossa barra de acessibilidade:
Conteúdo [1] 
Menu [2] 
Rodapé [3]
Acessibilidade [4] 
Alto Contraste [5] 
Mapa do Site [6]

Embora não estejam em nossa barra de acessibilidade, os seguintes comandos, padrões em todos os navegadores, podem ser utilizados para ajuste do tamanho do texto:

. Aumentar fonte: Ctrl + +
. Diminuir fonte: Ctrl + -
. Fonte Normal (redimensiona para o tamanho padrão): Ctrl + 0


Verifique em nossa barra de acessibilidade, disponível em todas as páginas deste portal, os novos recursos. 


Atenciosamente,
Equipe Compras Eletrônicas RS